quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto: Multiplicando ideias, somando conhecimentos

Autores: João Carlos Vieira técnico em contabilidade da prefeitura Municipal, Miriam Margarida Jung (Secretária da Fazenda de Lindolfo Collor, graduada em Direito pela Unisinos) Tatiane Erhart (professora da rede municipal, graduada em Matemática pela Unisinos)

Apresentação:

O presente trabalho objetiva sensibilizar os professores da rede Municipal de Lindolfo Collor sobre a necessidade e a importância de trabalhar com os educandos a questão da educação fiscal. Pensamos em desenvolver este trabalho para que os alunos desde cedo adquiram uma consciência de responsabilidade e de cuidado com o que é de todos, público, isto é exercendo a cidadania.

Justificativa:

Sabemos que a educação fiscal é um tema recente dentro da nossa rede. Fazendo parte do dia-a-dia de cada cidadão, é necessário que se trabalhe com os alunos esses conhecimentos para que tenham consciência do que são certos, seus direitos e também seus deveres. Sendo assim, precisamos capacitar primeiro nossos professores, apresentando o que é educação fiscal, e como ela está presente no nosso dia-a-dia, para que estes se envolvam “comprando a idéia” e assumam de forma coletiva este projeto.



Público alvo:

Professores da rede Municipal de Lindolfo Collor. Objetivo geral: Conscientizar os professores sobre a importância social da educação fiscal na formação da personalidade cidadã. Propiciar ao professor os conhecimentos relativos a educação fiscal, como forma de capacitá-los para uma prática docente segura e consciente no seu fazer cotidiano de sala de aula, com a intenção de reforçar e estimular no aluno a sua atuação na sociedade, de forma consciente e cidadã.

Objetivos Específicos:

-Oferecer aos professores conhecimentos básicos sobre administração pública, geração de recursos públicos, arrecadação, aplicação, distribuição e controle dos gastos públicos. 

-Incentivar o acompanhamento, pelos professores, da aplicação dos recursos públicos.
-Realizar palestra com a Equipe Fazendária do Município sobre Tributos e Aplicação dos Recursos Públicos.
-Elaborar panfletos informativos para distribuir na comunidade sobre os impostos.
-Estimular o recolhimento espontâneo de tributos, através da solicitação de notas fiscais.
-Realizar seminários para disseminação da Educação Fiscal. Metodologia: Proporcionar encontros com os professores, trazer profissionais capacitados, subsidiar todos os projetos desenvolvidos nas escolas.

Avaliação do projeto:

A avaliação do projeto acontecerá em todos os momentos, pois todas as ações serão monitoradas e acompanhadas pelo grupo de disseminadores da Educação Fiscal do município. Todas as atividades planejadas e propostas serão avaliadas a partir das atividades que estes desenvolvem em sala com seus alunos. Desta forma identificaremos como os professores estão aplicando na prática a essência do projeto, para assim ver o que precisa ser reorganizado, repensado ou deve ter continuidade.

Referências Bibliográficas:

Brasil, Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Programa Nacional de Educação Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário